O objetivo é orientar, conscientizar e prevenir abusos contra crianças, alvos de pedófilos
Edir Lima
redacao@folhauniversal.com.br

O número de denúncias envolvendo abusos sexuais contra crianças e adolescentes cresceu quase 20% no Brasil entre 2011 e 2012, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos. Quando se computam todas as denúncias de violência contra menores, o aumento chega a 58,35%.
Segundo o Governo federal, atualmente, 937 municípios brasileiros (17% de todas as cidades do País) registram casos de exploração sexual de menores. O Disque 100, serviço telefônico de denúncias, registrou, entre 2003 e 2011, 52 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil.
A região Nordeste ocupa o primeiro lugar em número de casos, seguida pelo Sudeste. Em 2012, 9.937 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual receberam atendimento e cuidados de órgãos protetores.
Em Piracicaba, São Paulo, será lançado, no dia 10 de junho, o site www.tropadeeleiteoficial.com.br, criado pelo vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) com o objetivo de orientar, conscientizar e prevenir abusos contra crianças, alvos de pedófilos.

Segundo Paulo Henrique, o lançamento do site será um marco para a cidade de Piracicaba, que há cinco anos realiza com sucesso a campanha “Todos Contra a Pedofilia”.
“Não existe outra cidade que promova uma campanha como a que realizamos aqui. Através de nosso trabalho de conscientização, o número de denúncias de abuso sexual contra menores na cidade aumentou, e isso é uma grande vitória”, comentou.
Danos irreparáveis

O coordenador da campanha salientou que milhares de crianças sofrem abuso sexual todos os dias. “Isso causa cicatrizes para o resto de suas vidas. Muitas vezes, o pedófilo é alguém da família ou próximo a ela e que está acima de qualquer suspeita”, observa.
Paulo Henrique explicou ainda que o Portal realizará também campanhas para doação de sangue e medula óssea, contra o câncer infantil e incentivará a população a realizar exames de próstata e mama.
“A Tropa de Elite é um grupo de pessoas especiais de várias partes do País e da sociedade em geral, que lutam por um objetivo comum, ou seja, defender nossas crianças do crime de abuso sexual”, define o coordenador da Campanha.