Autor
José Abuchaem
Diretor de Marketing da Nuvem Shop. Ele é fã de videogames e adora projetos de educação. No dia-a-dia, procura focar na aquisição de clientes através de diversos canais, mostrando a filosofia Nuvem Shop para o mundo.
Os dados são contundentes: a taxa de empreendedorismo no Brasil foi de 39,3% em 2015 segundo revela uma pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2015 e patrocinada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Trata se do maior índice dos últimos 14 anos, e quase o dobro do registrado em 2002, quando era de 20,9%.
Com esses dados, a concorrência entre os trabalhadores por conta própria, os freelancers, também se acrescenta e precisam se formar mais, se tornar especialistas numa área concreta para oferecer um diferencial em seus serviços . Ao mesmo tempo, os clientes-empreendedores precisam conhecer bem a quem contratar para cuidar de suas demandas. Aí é quando a Nuvem Shop e startups semelhantes aparecem, para facilitar um encontro entre clientes e fornecedores freelance de qualidade.
Como isso funciona?
A Nuvem Shop é uma plataforma de criação de lojas virtuais, que oferece layouts e funcionalidades prontas para seus clientes. Mas muitas vezes, os clientes deles querem mudar completamente o layout da loja ou adicionar novas funcionalidades. Para isso eles criaram um Programa de Especialistas o qual oferece para seus clientes uma seleção de profissionais (freelance ou agencias) de webdesign e desenvolvimento para que ajudem o lojista nas modificações que ele quer para a sua loja virtual.
Para se tornar especialista os designers tem que fazer um pequeno curso online e tirar uma boa nota num teste. Após isso já podem formar parte do marketplace de Especialistas criado pela Nuvem Shop e começar receber pedidos de orçamento pelos milhares de lojistas da plataforma. A Nuvem Shop não cobra nenhum tipo de comissões pelos clientes que passa para os designers. "O nosso objetivo é que os nossos clientes fiquem felizes de ter uma proposta sob medida e que os nossos parceiros fiquem a vontade de trabalhar com eles. Por isso não cobramos nenhum tipo de taxa e facilitamos a conexão entre o lojista e o especialista ao máximo possível" explica José Abuchaem, co-fundador e Diretor de Marketing da Nuvem Shop.
Quando um profissional da área do design ou de desenvolvimento de software, por exemplo, passa a fazer parte deste programa, estarão visíveis na página de Especialistas, fazendo com que clientes conheçam seus serviços. Além disso, terão acesso à um administrador exclusivo de parceiros, focado em administrar o relacionamento e também planejar a estratégia comercial certa para cada cliente.
A ideia de se tornar um parceiro especialista entusiasma aos trabalhadores por conta própria. E o caso de Yuri, proprietário da agência Artvostok, que fornece design para lojas virtuais: “A plataforma Nuvem Shop foi uma vitrine da apresentação real do nosso serviço. E além de uma vitrine, é um "trampolim" para chegarmos em outro nível de desenvolvimento e conhecimento.”
Ricardo, da Koba Agency, encarregada de fornecer serviços de layout, programação, suporte e acompanhamento aos clientes da Nuvem Shop, ressalta a possibilidade de “estar em diálogo permanente com o cliente desde o começo da criação da loja. Isso ajuda a conhecer melhor as demandas deles”.
É exatamente nisso que a Nuvem Shop aposta, como afirma José Abuchaem, CMO: “pra nós, ter parceiros de confiança, que vão atender nossos clientes com cuidado similar ao nosso, faz toda diferença. Então nosso foco é fazer com que eles possam crescer com a gente gerando mais oportunidades de emprego para todo mundo”.