Suspeito teria abusado de jovem alegando que faria exame ginecológico.
Caso foi denunciado ao Ministério Público por funcionárias do Conselho.
Um conselheiro tutelar de Tucuruí, sudeste paraense, teve o mandato suspenso na última sexta-feira (22) por suspeita de abuso sexual. O pedido de suspensão foi feito pelo Ministério Público do Estado (MPE) depois de receber denúncias de que o conselheiro teria abusado de uma adolescente dentro do próprio gabinete. A decisão foi assinada pela juíza Rosa Maria Moreira da Fonseca.
Segundo a ação da promotora de justiça Francisca Suênia Fernandes de Sá, o caso de abuso sexual foi investigado durante um procedimento preliminar do MPE, gerado a partir de denúncias de algumas funcionárias do Conselho Tutelar de Tucuruí.
De acordo com o MPE, a adolescente teria fugido de casa com o namorado, mas depois decidiu retornar ao convívio familiar. Acompanhada pela mãe, a jovem foi até o Conselho Tutelar para informar que retornaria à casa da família. Segundo as informações do MPE, durante a reunião o conselheiro pediu para ficar à sós com a adolescente. A mãe saiu da sala, e, alegando que precisava fazer um exame ginecológico, o conselheiro teria cometido a violência sexual.
Na ação, a promotora Francisca de Sá relata que a adolescente saiu do gabinete chorando e perguntando se "era certo um conselheiro fazer exame dentro da sala dele". Em audiência na promotoria de Tucuruí, a jovem confirmou as informações denunciadas pelas funcionárias do Conselho Tutelar, e contou detalhes do crime.
Além de ser afastado do cargo, o conselheiro também teve a remuneração suspensa. Outra pessoa deve ser nomeada para ocupar a vaga de conselheiro tutelar. O caso será encaminhado à Secretaria de Política e Assistência Social e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Segundo o MPE, a polícia do município será notificada sobre o caso para dar andamento às investiçações de abuso sexual.
A Delegacia de Tucuruí informou que ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre o crime.
http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/03/conselheiro-tutelar-e-suspenso-por-suspeita-de-abuso-sexual-em-tucurui.html