Os adolescentes eram levados com promessa de jogarem em time de futebol
Um homem identificado por José Augusto dos Santos, de 43 anos, está sendo investigado por exploração sexual de menores, após levar oito adolescentes do município de São Raimundo Nonato, a 505 km de Teresina, para treinaram em um pequeno time de futebol na cidade de Nossa Senhora da Glória, no estado de Sergipe. Os menores, que tinham entre 15 e 17 anos, eram coagidos a terem relações sexuais com o acusado em troca de favores.
De acordo com o delegado da regional de Sergipe, Antônio Francisco de Oliveira, José Augusto, vulgo "Baleia", trazia adolescentes de outros Estados na promessa de treinaram em uma escolinha de futebol. O acusado tinha uma casa na cidade onde viviam 11 adolescentes. Além dos oito piauienses, ainda havia dois menores do Bahia e um do Pará.
O delegado contou que o adolescente do Pará, de 16 anos, denunciou o caso à polícia no último domingo (20). "O jovem aproveitou que todos haviam saído da casa e, ao encontrar uma viatura da polícia na rua, relatou o caso aos policiais, que foram apurar a acusação", relatou Antônio Francisco.
O jovem, que está em Nossa Senhora das Graças desde 05 de janeiro, contou que, caso eles quisessem alguma "regalia", era preciso dar algo em troca, no caso, ter relações sexuais com José Augusto, e que há uma semana ele havia sido molestado pelo acusado em troca de R$ 45.
O delegado disse que a polícia já suspeitava que José Augusto mantivesse relações sexuais com os adolescentes. "Todo mundo desconfiava que ele tivesse alguma coisa com os jovens que estavam hospedados na casa, mas não tínhamos provas para investigar", conta o delegado, ressaltando que o empresário aliciava os menores, tocando em suas genitálias.
Augusto dos Santos, que atua como empresário há muitos anos, é uma figura popular da cidade. Ele mantinha a casa que morava com os menores com o dinheiro enviado pelos pais dos jovens e a sua irmã, que não teve o nome revelado, era responsável pela alimentação dos menores.
Ao saberem do crime, os familiares dos adolescentes foram até o município para trazerem seus filhos de volta. "Dez jovens já foram para casa. Apenas o denunciante, que é de Marabá-PA, não retornou, porque sua família não tem condições financeiras para arcar com a viagem. O menor ficará sob cuidados do Conselho Tutelar até algum parente vir pegá-lo", explica o delegado Antônio Francisco.
Em depoimento, quatro adolescentes revelaram terem sidos abusados por José Augusto dos Santos. "Sete menores negaram que tenham tido relação com o acusado, mas acreditamos que eles estejam com vergonha de contar. Os que se sentiram mais a vontade confessaram a ação", revela Antônio Francisco.
José Augusto dos Santos chegou a ser preso, mas foi liberado por não ter sido realizado o flagrante. Ele responderá por exploração sexual de menores.
http://www.portalodia.com/noticias/policia/jovens-do-pi-denunciam-olheiro-por-abuso-sexual-em-sergipe-162873.html