19 de novembro Dia Internacional de Prevenção à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente
Um dos assuntos mais vinculados na mídia é referente à violência que crianças vêm sofrendo. A violência física é um absurdo. Entretanto, a violência psicológica que deixa marcas para o resto da vida, principalmente se a criança não for acompanhada por um especialista, é muito mais complicada. A criança vem sofrendo com agressões até mesmo por parte de pais ou parentes próximos, como é caso de avôs, tios, primos e pessoas que fazem parte do círculo de amizade da família. A violência sexual sofrida por tantas crianças brasileiras vem crescendo muito nos últimos anos.
De acordo com informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil ocorrem, por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. No entanto, infelizmente, menos de 20% desses casos chegam a ser notificadas pelas autoridades.
No dia 19 de novembro foi instituído o Dia Internacional de Prevenção à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente. A data foi criada em 2000, e está ligada à outra muito importante: o Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Criança, 20 de novembro, comemorado desde 1959. Em 1960 a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, por meio da Assembleia Geral das Nações Unidas.
A criação do dia tem como objetivos contribuir para aumentar os programas de prevenção e para criar e sustentar medidas de proteção das crianças.
No Brasil, a data estabelecida para o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual é 18 de maio. A data foi instituída em 2000, pela Lei 9.970. Foi escolhida em homenagem a Araceli Cabrera, uma garotinha de apenas oito anos que foi violentada e assassina no Espírito Santo.
Se alguém souber de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes pode denunciar por telefone, não precisa se identificar para fazer a denuncia.