Dois menores que estavam internados em abrigo mantido pela Secretaria de Assistência Social de Campo Grande podem ter sofrido abuso sexual dentro das unidades. Pessoas ligadas ao atendimento dos abrigados chegaram a dizer que haveria um 'esforço para abafar'. Porém, a Prefeitura admite os casos, que são investigados em sigilo.
O abuso teria acontecido no abrigo destinado para infratores com idade entre 12 e 17 anos, e as vítimas teriam sido atacadas por colegas de internação.
O risco de abuso sexual para as crianças e adolescentes abrigados pela assistência social municipal foi denunciado desde julho deste ano, quando um abrigo foi fechado e crianças recolhidas por estarem em situação crítica acabaram abrigadas junto com infratores.
Após a situação ser denunciada, a Prefeitura decidiu alugar outro imóvel, separando os menores de acordo com a faixa etária e pela condição de infrator ou de menor em situação de risco.
Segundo com o titular da 27ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Sérgio Fernando Harfouche, no caso das primeiras denúncias, que referem-se ao abuso cometido contra os menores de 12 anos, foi aberto procedimento administrativo para se apurar os fatos e o caso foi remetido para a 1ª Vara da Infância e Juventude. “Estamos aguardando o parecer da juíza para novas providências”, afirmou o promotor.
Segundo ele, visitas são feitas regulamente nos abrigos e nenhuma irregularidade é constatada, principalmente no que refere-se à alimentação e condições de higiene. Quanto aos casos de violência afirmou que apenas os casos já citados é que estão sendo investigados.
http://www.midiamax.com.br/noticias/886877-abrigo+para+menores+tem+dois+casos+abuso+sexual+registrados+campo+grande.html#.Uq-NU9JDvng