Um dos vulcões mais perigosos do país entra em erupção, alarmando a população
A foto ao lado impressiona. E faz sentido: são os efeitos da erupção do vulcão Calbuco, no sul do Chile, iniciada na tarde de quarta-feira (22) e que alarma todo o país e provocou a evacuação dos moradores em um raio de 20 quilômetros da montanha. O governo chileno decretou estado de exceção (controle absoluto das Forças Armadas para tomadas de decisão mais rápidas, diminuindo a burocracia) na região.
A erupção atingiu um nível entre 4 e 5 numa escala que vai até 8. A gigantesca coluna de fumaça ergueu-se até a estratosfera, produzindo até mesmo raios e trovões por causa da reação das partículas elétricas produzidas pelo material das cinzas com as da atmosfera – um fenômeno que só ocorre nas erupções mais intensas.
Primeiro, apesar do susto, os moradores das cidades próximas assistiam ao fenômeno com curiosidade. Mas a potência da erupção começou a gerar alarme. Os engarrafamentos agora são grandes nas saídas das cidades próximas e nos estabelecimentos comerciais que ainda estão abertos, já há falta de alimentos e água. Foi decretado toque de recolher durante a noite.
Com 2 mil metros de altura, o Calbuco estava inativo havia 43 anos. Dos cerca de 90 vulcões do Chile, ele é um dos mais perigosos – o que também inclui o Vilarrica, que entrou em erupção em março e preocupou a população. Até a vizinha Argentina cancelou chegada e saída de voos nacionais e internacionais em alguns de seus mais importantes aeroportos.
Apocalipse
Os tremores de terra são comuns em áreas com muita atividade vulcânica, pois o solo é instável em relação a outras regiões. A Bíblia fala sobre terremotos, inclusive em Apocalipse. Além disso, a abundância de fumaça e cinzas expelidos por vulcões na atmosfera pode bloquear a luz do sol, causando trevas, também descritas no último livro bíblico:
“Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar.” Apocalipse 9.2
Como se não bastasse isso, outros sinais apocalípticos, como as crescentes guerras, oesfriamento do amor pelo próximo, a fome e outros distúrbios naturais e sociais, estão cada vez mais frequentes e abundantes.
Você está preparado para o Fim dos Tempos? Tem certeza da sua Salvação? Ou não entendeu ainda que os sinais são fortes e o Apocalipse já está acontecendo?