Comer bem é bom e todo mundo precisa. Mas existem muitos alimentos considerados saudáveis que não tem todo o seu potencial nutritivo aproveitado por serem consumidos de forma errada.
Veja alguns exemplos:
Linhaça
Essas pequenas sementes oferecem muitos benefícios dentro delas: são ricas em fibras, ômega-3 e lignanas, que são fitoquímicos que podem ter propriedades de proteção contra o câncer. Mas a palavra-chave aqui é “dentro”. Seu corpo pode não ser capaz de digerir linhaças inteiras e os nutrientes estão dentro das sementes. Portanto, não adianta colocar um punhado delas no seu iogurte. De acordo com Katherine Zeratsky, nutricionista da Clínica Mayo, na verdade, a maioria dos especialistas recomendam comer linhaça moída. Compre o produto ou faça nisso em casa para que você possa aproveitar todos os seus benefícios.
Chá preto
Apesar de não ser um costume forte no Brasil, muitas pessoas colocam leite no seu chá preto, mas o acréscimo de derivados do leite ao chá preto anula os benefícios cardiovasculares da erva, embora não afete a absorção pelo corpo dos seus antioxidantes. Isso acontece porque as proteínas do leite se fixam ao chá, o que faz com que os componentes da planta sejam absorvidos com mais dificuldade pelo organismo.
Brócolis
Se você deseja obter o melhor desse vegetal, resista à tentação de cozinhá-lo ou fritá-lo. O brócolis é cheio de vitamina C, clorofila, antioxidantes e compostos anticancerígenos, e um estudo de 2009 realizado na China descobriu que para manter os benefícios para a saúde, cozinhar o brócolis no vapor é o melhor método. Ferver e fritar são os métodos que causam a maior perda de nutrientes.
Morango
Não há nada como morder um morango suculentoo, especialmente quando você pensa sobre toda a fibra, antioxidantes e vitamina C cada que cada frutinha daquelas pode oferecer. Aqui está o problema: Para obter o conjunto completo de benefícios para a saúde, você deve evitar cortá-los pelo máximo de tempo possível. Kristy Del Coro, nutricionista culinária sênior da SPE Certified, explica que certos nutrientes, especialmente a vitamina C--são sensíveis à luz e oxigênio.
Quando você corta os morangos, expõe mais células a esses elementos que deterioram os nutrientes. "Mas se a conveniência de produtos pré-cortados faz a diferença entre consumir frutas e legumes ou não, ainda é uma opção melhor do que não comê-los", diz ela. "O produto congelado realmente mantém uma grande quantidade de nutrientes, e é melhor do que comer uma fruta ou vegetal passado, que viajou uma grande distância ou não tenha amadurecido completamente."
Alho
Diferentemente da vitamina C, a alicina, enzima que ajuda a combater o câncer encontrada no alho, se beneficia da exposição ao ar. Sara Haas, consultora em nutrição, chef e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics (EUA) recomenda que o alho seja deixado em repouso por ao menos 10 minutos após ser picado e antes de ir para a panela, para que a alicina possa ser ativada.
Grãos integrais e feijões
Grãos não refinados integrais e feijões contêm compostos antioxidantes chamados fitatos, que podem se “conectar” a vitaminas e minerais nos alimentos e impedi-los de serem absorvidos pelo corpo, explica Del Coro. "Grãos inteiros intactos que ainda têm a camada exterior [o farelo], como sorgo e grãos de trigo, deve ser embebido em água durante a noite para ajudar a liberar os fitatos", diz ela. "Mas isso não se aplica aos tipos semi-refinados como a cevada ou aveia descascada instantâneas." Além de ajudar você a obter a quantidade máxima de nutrientes como ferro e zinco, o processo de imersão também significa menos trabalho para o seu aparelho digestivo.
Iogurte
Sabe aquele líquido que sempre fica em cima do seu iogurte? Aquele que você acha nojento e joga fora? Ele é soro de leite, cheio de proteínas, vitamina B12 e minerais como cálcio e fósforo, afirma Haas. Em vez de jogar fora, misture-o ao seu iogurte. Outro fator é o cozimento: Haas afirma que você não absorve todos os benefícios probióticos do iogurte se usá-lo em um prato quente. “Culturas vivas não conseguem suportar o calor e são destruídas com o processo de cozimento”. Apesar disso, as vitaminas e minerais não são afetados pelo calor.
Tomates
O licopeno é uma substância contida no tomate e conhecida por suas propriedades anticancerígenas, mas se você quer absorvê-lo totalmente, é melhor cozinhar seus tomates. Pesquisadores da Cornell University descobriram que os antioxidantes do tomate são potencializados quando aquecidos a mais de 87ºC.
Carne na grelha
Todo brasileiro ama um bom churrasco. Mas, Segundo Tanya Zuckerbrot, uma nutricionista de Nova Iorque, grelhar a carne em altas temperaturas e com a chama em contato com a carne pode aumentar o risco de câncer. Ela apinta que o National Cancer Institute (EUA) alerta para a reação química causada e ingerida quando a carne é grelhada com carvão.
Aspargos
Hoje existem no mercado algumas bolsas de cozimento para vegetais no microondas, mas Zuckerbrot afirma que, um estudo publicado na revista Acta Agroculturae Scandinavica mostrou que este método de cozimento esgota os teores de vitamina C deste vegetal C, porque o nutriente é solúvel em água. Em vez disso, Zuckerbrot recomenda um rápido cozimento no vapor ou que seja grelhado no fogão, enfatizando que o importante é cozinhar os legumes para que fiquem macios e crocantes, em vez de moles e macios. "Quando cozinhar aspargos, guarde a água restante", acrescenta ela. "É rica em vitaminas e minerais. Você pode adicioná-la a um molho ou sopa."
* Com informações da CNN
http://consumidormoderno.uol.com.br/index.php/comportamento/consumo/item/29757-10-alimentos-que-estamos-consumindo-de-maneira-errada