Sistema captava água de Belém e levava até a capital sagrada
Parece exagero, mas é sério: por menor que seja uma construção de qualquer tipo em Israel, a chance de encontrar um artefato ou estrutura dos tempos bíblicos ao se cavar a terra é muito grande.
Quando isso acontece, entra em ação a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), que vai ao local com seus especialistas e paralisa as obras se necessário, para ver se não haverá danos ao que foi descoberto. Em alguns casos, a construção pode ser até cancelada ou transferida de terreno.
O mais novo achado do tipo foi um aqueduto que funcionava nos tempos em que o Senhor Jesus caminhava entre os homens, na área chamada Umm Tuba, em Jerusalém. A estrutura foi encontrada durante as obras para um novo sistema de esgotos.
Os arqueólogos da IAA conduziram a escavação e seguiram o curso do aqueduto, descobrindo que ele levava para Jerusalém águas obtidas em nascentes de Belém, a cerca de 21 quilômetros. Os especialistas da instituição descobriram que o sistema foi utilizado até cerca 1 século atrás, quando foi deixado de lado por causa de outros aquedutos em que a água era conduzida por bombas elétricas.
Os estudiosos também descobriram que o duto ficava a céu aberto, como um rio, até cerca de 500 anos, quando foi canalizado com tubos de terracota (um tipo de cerâmica), a fim de proteger a água.
A IAA recobriu boa parte do aqueduto para sua preservação, mas está trabalhando para deixar alguns trechos abertos para estudá-los e deixá-los disponíveis à visitação pública.
http://www.universal.org/noticia/2015/06/30/aqueduto-da-epoca-do-senhor-jesus-e-descoberto-em-jerusalem-33505.html