São várias! Um site americano, Career Cast, com base nas estatísticas trabalhistas dos EUA criou uma lista com 10 profissões que em breve acabarão. A culpa na maioria das vezes é da tecnologia que vem evoluindo e do fácil acesso a internet. Confira as profissões:
10º Profissional tributário e coletor de impostos
A diminuição de contratos será de 4% nos próximos anos, isso porque uma empresa evita cortar gastos com pessoal, realizando o trabalho na maioria das vezes virtualmente.
9º Trabalhador de impressão gráfica
A diminuição do uso do papel é evidente no mundo inteiro, visto que a tecnologia facilita, é prática e não acumula. Com essa mudança a diminuição de trabalhadores nessa área cairá para 5% nos próximos anos.
8º Trabalhador do setor produtivo industrial
Era de se esperar que essa profissão cairia aqui. Trabalhadores, operadores de furadeiras e outros trabalhos braçais devem e serão completamente substituídos nos próximos anos, tendo uma queda de 6% nas contratações.
7º Comissário de bordo
A culpada da vez é a crescente fusão de empresas de voo, reduzindo o número de voos e consequentemente o número de comissários, tendo uma queda de 7% nos próximos anos.
6º Lenhador
Existem dois fatores para essa extinção: uma é a crescente substituição do homem pelas máquinas e o outro é a diminuição do uso de papel. Com isso estima-se que a profissão sofra decréscimo de 9% nos próximos anos.
5º Agente de viagens
Você prefere ir até uma agência na sua cidade ou resolver tudo pela internet? Por essa facilidade de comprar pacotes, reservar hotéis e passeios virtualmente que os agentes estão nessa lista, a solução é essas agências criarem um sistema de venda online. Afinal a queda nesse setor deverá ser de 12% nos próximos anos.
4º Repórter
Como o jornalismo é algo que jamais acabará, o repórter da lista é específico do jornal impresso, que está a cada dia com menos vendas e menos leitores. Isso porque a maioria das pessoas preferem ter acesso ao conteúdo direto do celular, sem acumular papel e sem gastar tanto. Com isso a profissão sofrerá um decréscimo de 13% nos próximos anos.
3º Leitor de medidor
Essa área cairá em até 19%, pois as empresas estão investindo em medidores que façam a medição automaticamente, tornando dispensável o uso desses técnicos.
2º Trabalhador do campo
Essa é uma profissão que ultimamente vem reduzindo gradativamente, com uma diminuição de 19% nas contratações de funcionários. Quem tem dinheiro para pagar funcionários prefere investir em máquinas, isso porque evita maiores gastos e a produção é maior e mais rápida.
1º Carteiro
Estima-se que haverá uma redução de 28% até 2022. Isso porque o hábito de mandar cartas está praticamente nulo e as empresas que enviam boletos e faturas estão utilizando a cobrança em débito automático cada vez mais.
http://www.paradageek.com/2015/02/pqp18-quais-profissoes-serao-extintas.html