Grão tem alta capacidade de absorção, ideal para receitas cremosas

O arroz é um dos alimentos mais antigos do mundo. Neutro, vai bem com diversos tipos de condimentos e sabores, é muito utilizado na culinária em pratos salgados, mas também em doces. Ele é rico em carboidratos, na forma de amido, e por isso mesmo é uma ótima fonte de energia.
Além disso, possui em sua composição: minerais, vitaminas do complexo B e proteínas que contribuem com ação reguladora do organismo e garantem fácil digestão do alimento. O valor nutricional pode ser melhorado com outros elementos em seu preparo, como leite, ovos, legumes, carnes e queijos.
Arroz arbóreo
Arroz arbóreo é um arroz italiano, de grão médio (um pouco maior do que o agulinha, mais usado em receitas do dia a dia), entre 5 e 6 milímetros, consistente e que não precisa lavar ante de preparar. Ele tem uma alta capacidade de absorção (até 3 vezes o seu volume).
Durante o cozimento, o grão arbóreo libera muito amido, deixando o arroz ligado e mais cremoso, consistência perfeita para receitas de risotos e arroz doce, por exemplo. Como os molhos e sucos ficam mais arraigados aos grãos, o prato fica bem saboroso.

Ingredientes
1 litro de leite
1/3 de xícara de chá de açúcar
¾ de xícara de chá de água
1/3 de xícara de chá de arroz italiano tipo arbório
½ colher de sopa de cascas de lima da pérsia cortadas em tirinhas
1/3 de xícara de chá de creme de leite fresco
½ colher de chá de água de flor de laranjeira
Modo de preparo
Misture o leite com o açúcar e leve ao fogo baixo para aquecer. Em outra panela, ferva a água e acrescente o arroz (sem lavar) para cozinhar em fogo médio alto, sem parar de mexer e até secar todo o líquido. Adicione 3 xícaras de chá do leite aquecido com o açúcar, mexa e abaixe o fogo. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Acrescente o restante do leite aquecido aos poucos, conforme o líquido da panela de arroz diminuir.
Em outra panela, coloque a casquinha de lima da pérsia e cubra com água fria. Leve ao fogo e, assim que levantar fervura, escorra a água e seque a casquinha com papel-toalha. Reserve. No final do cozimento do arroz, coloque o creme de leite e ferva por mais 10 minutos. Retire do fogo e junte a casquinha de lima. Espere esfriar e misture a água de flor de laranjeira.
Dicas
- O ideal é que o arroz arbóreo fique “al dente“. Não deixe passar do ponto durante o cozimento (mais rápido que o tradicional), para não ficar “empapado”;
- Atenção ao ponto do arroz-doce, deverá ser ponto de mingau, caso contrário quando esfriar o doce ficará muito firme e não terá uma textura cremosa;
- Se preferir, salpique canela em pó e coloque canela em pau ou botões de cravo da índia em cima do arroz doce, quando for servir.
(*) A receita foi cedida pela rede brasileira de restaurante Viena