Para um Empresário trilhar o caminho do sucesso, tem que ser planeador de si próprio. Ser organizado, no fundo, é ter tudo pronto para obter o resultado pretendido! Muitos empresários falham na vida, e acabam com pesadas derrotas económicas, por não planear o caminho a seguir. É como traçar o caminho num mapa, para que ao caminhar não tenha que parar para observar se está na rota certa. Por esse motivo, traçar o itinerário, em primeiro lugar, é vital para não desperdiçar energia depois de iniciar a jornada.
No entanto, nesta fase é preciso estar ciente de que há partes deste plano que eu posso não dominar. Por exemplo, eu posso saber muito do meu negócio mas não significa que saiba de alternativas de financiamento, impostos ou outras imposições legais, como licenças, taxas, etc. Se preciso for, não hesite em contatar um especialista nestas áreas para completar o seu planeamento. Ciente disso, é urgente que crie planos que terão de ser seguidos com total empenho para alcançar o êxito.
Pior do que não ter clientes é ver um negócio ruir por não ter criado um plano, ou não o ter seguido. Então, mãos a obra… Vou falar-lhes então, de alguns passos a ter em consideração, para o seu crescimento económico. Crie um plano de negócios. Com um plano de negócios, não estará apenas definindo para si mesmo(a) o que acha que precisa, para iniciar seu negócio – seja ele grande ou pequeno – mas estará também a criar um mapa para investidores, bancos, bem como outras partes interessadas (financiadores, ou outros empresários…) que poderão utilizar este plano para determinar como eles melhor poderão lhe ajudar.
Seja bem claro no que pretende, para facilitar aos possíveis intervenientes as condições, para que sejam esclarecidos, no que concerne aos seus objetivos. Seja consciente, coerente e claro. Não deixe que os seus objetivos para o negócio possam parecer utópicos. Mantenha a sua credibilidade. Os financiadores precisarão de garantias, e uma visão clara do seu investimento e retorno, para poder tomar decisões que o poderão apoiar.
Conclusão:
Um plano de negócios deve ser composto pelos seguintes elementos:
1) Sumário executivo.
2) Descrição do negócio.
3) Estratégias de marketing.
4) Análise Competitiva.
5) Plano de desenvolvimento.
6) Operações.
7) Finanças.
Acesse também a página das conquistas financeiras no Facebook:
facebook.com/conquistasfinanceiras
facebook.com/conquistasfinanceiras