Ao longo da vida, muitas oportunidades surgem em nossos caminhos, mas nem todas com a cara do sucesso, e, por isso, acabamos deixando a maioria delas passar.
Situações favoráveis surgem a todo momento, pode ser por um convite para sair, trazendo a chance de construir uma nova e boa amizade; um trabalho realizado de forma perfeita, dando a oportunidade para uma promoção ou até um novo emprego; ou um cuidado especial por parte de alguém, o elemento necessário para o surgimento de um relacionamento a dois tão esperado.
Há um ditado popular que diz que existem três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Mas, para que você perceba as oportunidades que surgem no caminho, é preciso manter a atenção. Caso contrário, outra pessoa, menos distraída, vai aproveitá-las em seu lugar.
Às vezes, a oportunidade que você tanto espera está bem à sua frente. Foi o que aconteceu com o norte-americano Michael Vaudreuil, hoje com 54 anos.
Após uma grave crise, em 2008, o então empresário teve que declarar a falência de seu empreendimento. Com as dívidas se acumulando, ele foi em busca de um novo emprego, e a única oportunidade que surgiu foi como zelador em uma faculdade local. Seu salário foi reduzido pela metade, mas o trabalho, apesar de não ser convidativo, trouxe a ele a oportunidade de estudar gratuitamente.
Vaudreuil resolveu aproveitar a ocasião e, depois de 8 anos, o zelador se formou em engenharia mecânica. Em sua formatura, foi aplaudido pelos colegas, e o orador da turma citou o amigo “Mike” como um exemplo de perseverança.
Virtude
Algumas oportunidades são fáceis de agarrar, já outras são mais difíceis e exigem maior empenho. Quantas vezes você deixou algo para trás por achar que o esforço não valia a pena, ou pela expectativa de algo melhor? É importante saber se adaptar às situações diversas, pois a chance que você tanto espera pode surgir de uma forma repentina.
Para o autor do livro “50 Tons para o Sucesso”, Jadson Edington, esperar pela ocasião é a pior coisa que uma pessoa pode fazer.
“O problema com as oportunidades é que nem todas as pessoas sabem identificá-las. Nossa sociedade coloca na cabeça das pessoas que oportunidade é algo que só acontece uma vez na vida, e que depende de sorte, de acaso. Isso é uma mentira. Oportunidades não são resultado de sorte, mas de trabalho e visão. Quem não tem visão pode não identificar uma oportunidade quando passa por ela e – pior – pode até mesmo reclamar da situação”, comentou.
Por isso, se você deseja aprender a aproveitar mais as oportunidades, participe numa reunião especial que acontece todas as segundas-feiras, às 20h, Conquistas Financeiras.
Acesse também a página das conquistas financeiras no Facebook:
facebook.com/conquistasfinanceiras
- See more at: http://conquistasfinanceiras.pt/nao-deixe-a-oportunidade-passar/#sthash.WoaZxzmH.dpuf
facebook.com/conquistasfinanceiras