Organização é uma palavra originada do grego (organon), que significa instrumento, utensílio com que se trabalha, portanto, esta ferramenta permite-lhe construir resultados equilibrados.
Esta definição mostra-nos que mais do que “ser” organizado, nós devemos “usar” a organização!
Sim! Se é um instrumento ou uma ferramenta, é para usar.
De um modo simples, a organização é uma das fórmulas para se atingir resultados eficazes. Uma empresa não existe sem as pessoas, e estas só serão bem sucedidas se forem organizadas.
Quando trabalhamos de uma forma organizada somos mais produtivos. Parece que o trabalho rende mais. É como se todas as nossas faculdades estivessem focadas na tarefa, produzindo um resultado excelente. Vingam as empresas que se organizam na adaptação ao mercado onde se inserem.
Os empresários que se organizam para evoluir tomam sempre atitudes neste sentido evolutivo. Uma organização é uma combinação de esforços individuais que têm por finalidade realizar interesses coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis sem a mesma.
Se pretendemos ir do ponto A ao ponto B, teremos que organizar o trajeto de forma a obter o melhor resultado. Na vida empresarial não é diferente, a organização tem de ser um carro forte para o êxito da mesma.
Este cenário exige preparação e planeamento. Parar para pensar e depois agir conforme planeado é organização. Se não for assim, você passa a vida a remediar e a resolver problemas.
Existem empresas que encontram num produto um meio fácil de ganhar dinheiro, e avançam com toda a força na venda do mesmo, gerando receitas avultadas, se concentraram fixamente, e deixaram uma desorganização atrás de si, de tal forma que as receitas adquiridas não chegam para reparar os erros cometidos!
Acesse também a página das conquistas financeiras no Facebook:
facebook.com/conquistasfinanceiras
facebook.com/conquistasfinanceiras