Em todas as áreas da vida, a inovação é um fator determinante, para que se mantenha vivo, o objetivo que nos propomos a percorrer. Inovação, significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio. Refere-se a uma ideia, método, ou objeto, que é criado, e que pouco se parece com padrões anteriores.
Atualmente, a inovação é mais usada no contexto de ideias e invenções, assim como, a exploração económica relacionada, sendo que, inovação é a novidade que chega no mercado.
Uma empresa para ter sucesso deve ser competitiva. A competitividade e a inovação devem estar ligadas, pelo que uma empresa, um negócio, ou um produto só se tornam atrativos, se forem inovadores. O ambiente empresarial, nos dias de hoje, não pode ser local, tem de ser global, pois só os mais fortes sobrevivem. A gestão empresarial deve ter a capacidade de criar vantagens competitivas, não só únicas, mas também de difícil replicação.
A inovação, por força da competitividade ou estratégia, é cada vez mais global e convergente, criando no âmbito da investigação e complexidade um novo mundo de oportunidades, que levam as empresas a serem sustentáveis a longo prazo. A inovação, no seu processo deve incluir a evolução de técnicas, desenvolvimento, gestão e produtos que surpreendam o mercado… (lembre-se que o mercado já de si é extremamente competitivo).
Inovação, pode ser também definida da seguinte forma: Fazer mais com menos recursos, permitindo ganhos de eficiência, em processos (produtivos, administrativos, financeiros, de prestação de serviços, …), agindo como motor de competitividade.
A inovação quando cria aumentos de competitividade potencia o crescimento económico de uma empresa ou nação. Pensar que estamos no caminho certo, e que nada mais poderá ser feito, ou melhorado, é um erro de muitos profissionais. Normalmente culmina com o fracasso económico! É preciso inventar e reinventar a cada dia o talento, a empresa, o profissionalismo. Aperfeiçoar e dinamizar o seu negócio, é vital para se ter uma economia saudável.
Lembre-se que se não cuidar do que é seu, inovando, a concorrência tratará de o fazer, e não lhe dará nada por isso.
Acesse também a página das conquistas financeiras no Facebook:
facebook.com/conquistasfinanceiras
facebook.com/conquistasfinanceiras