Google Street View inclui Jerusalém, Jaffa, Haifa e Tel Aviv em sua simulação de passeio por trechos percorridos de carro ou a pé
Com a ajuda da internet, agora ficou mais fácil percorrer as ruas de algumas importantes cidades da Terra Santa. O Google Street View disponibilizou seus tours virtuais pelas vias de Jerusalém, Haifa, Jafae Tel Aviv.
Em Jerusalém, não só os caminhos percorridos por automóveis foram incluídos. Dá para se perder (e se encontrar) prazerosamente pelos labirínticos corredores e becos cheios de lojas, restaurantes e logradouros históricos da cidade, a pé mesmo (foto acima).
Mais do que um passeio turístico ou com fins espirituais, o internauta pode se sentir parte do cotidiano com os cidadãos e turistas. Dá até mesmo para espiar dentro das lojinhas e restaurantes, por exemplo, tanto nos trechos cobertos quando nos ao ar livre. Estão disponíveis até mesmo caminhos subterrâneos (foto abaixo).
E também estão lá, entre outros pontos importantes, os portões da Cidade Velha, a Via Dolorosa, a Cidade de Davi e o Monte das Oliveiras (foto abaixo) – vale a pena dar uma subida pelas ladeiras e ver, lá de cima, o Monte Moriá, onde ficava o Templo de Salomão.
Os pontos turísticos longe das ruas podem ser vistos em fotos estáticas.
Jafa, antiga cidade portuária absorvida pelo crescimento de Tel Aviv, pode ser vista com toda a sua exuberância costeira (foto abaixo).
Falando na capital administrativa de Israel, o turista virtual pode apreciar tanto a parte histórica se Tel Aviv quanto o que há de mais moderno em urbanismo (foto abaixo), incluindo obras arquitetônicas projetadas por profissionais de renome mundial.
Haifa (foto abaixo), maior cidade do norte de Israel, situada nas encostas do Monte Carmelo, também oferece tours virtuais com vista para o sempre belo Mediterrâneo.
A simulação permite a quem já conhece, matar a saudade. Os curiosos que ainda conhecerão Israel pessoalmente já podem ir “namorando” os destinos e aprendendo os caminhos. Também é muito boa para quebrar algum estereótipo sobre a Terra Santa contemporânea e sua vida cotidiana.
Detalhe interessante: alguns percursos estão disponíveis em 3D – para quem tem o equipamento necessário.