Da Redação
A dica é manter a disciplina e incluir o hábito na sua rotina
redacao@arcauniversal.com

Quando adolescentes, passamos boa parte do nosso tempo no colégio e na faculdade, se dedicando a estudar. Geralmente, é na universidade que percebemos a importância e a responsabilidade em se conciliar os compromissos profissionais e os estudos.
Na fase adulta, a carreira ganha prioridade, mas o desejo de estudar nunca deve cessar. Conquistar uma vaga pública, fazer um novo curso superior ou atualizar o currículo profissional são alguns dos motivos que levam milhares de pessoas de volta à rotina de estudos.
Disciplina e organizaçãoPara o psicólogo especialista em ciências cognitivas Fernando Elias José, é possível conciliar a tarefa de estudar em meio à rotina de obrigações, desde que a pessoa esteja disposta a se dedicar. “O que eu recomendo é que os estudantes estejam ‘por inteiro’ em cada momento que estiverem vivendo. Quando estiverem estudando, prestem atenção no estudo, e quando estiverem com a família ou no trabalho, vivam esse momento”, disse.
Quando estudamos, geralmente paramos o movimento ao nosso redor, pois precisamos de concentração. Mas o que é muito prazeroso para alguns, pode ser encarado como uma grande dificuldade por outros.

Ao assumir uma rotina de estudos junto ao dia a dia atribulado, é comum se sentir culpado quando não se consegue cumprir a rotina. Neste momento, a pessoa pode começar a desenvolver desculpas que criam verdadeiros empecilhos na hora do estudo, como a falta de tempo ou o trabalho em excesso no escritório.
Mas, imprevistos acontecem. Não se lamente pelo tempo perdido. Assuma a postura de responsável por seus atos. Pense em alternativas que tragam solução e resultado positivo. Reorganize o plano de estudos e compense uma hora em outro dia da semana, no final de semana, ou ainda em atividades extras. Por exemplo, para quem está aprendendo um novo idioma, assista a um filme, ou noticiário internacional, sem legenda. O importante é não desanimar.