Por Michele Roza
Saiba de onde vem a intensidade de cores e som
michele.roza@arcauniversal.com

Muitas cores desenhadas no céu e também muito barulho. Os fogos de artifício são explosivos. Quando os foguetes são acesos, eles, rapidamente, sobem. A certa altura, explodem, e chamam muito a atenção de quem presencia o show de luzes coloridas. Mas, de onde vem toda essa intensidade de brilho e som?
Até que, há cerca de 2 mil anos, na China, acidentalmente, juntou-se salitre (nitrato de potássio), enxofre, carvão e se aqueceu essa mistura, que quando seca tornou-se um pó negro, a pólvora. Bambus ocos foram recheados com o pó e jogados nas fogueiras, originando os primeiros fogos de artifício.Os primeiros fogos datam de milhares de anos atrás, antes de Cristo (a.C.), quando se descobriu que pedaços de bambus ainda verdes explodiam quando colocados na fogueira. Ainda não havia a explosão de cores, apenas barulho.
Cores e brilho

Outros elementos químicos foram testados ao longo do tempo e adicionados à composição, e criaram diversos efeitos de cor: sódio =amarelo; lítio = vermelho; bário = verde; potássio = azul ou púrpura; cobre = azul; estrôncio = vermelho; cálcio = amarelo; ferro = dourado.
Formas e desenhos
A ideia principal dos fogos de artifício é armazenar o máximo de energia em um mínimo espaço. Fazendo o papel dos bambus, utilizamos um cilindro de aço com pólvora, o morteiro. Um pavio é colocado ali, o mesmo que será aceso e levará à explosão. Isso tudo dentro da concha que será arremessada ao céu. Ao redor do morteiro e dentro da concha ficam as esferas
É essa composição que dá forma aos desenhos. Por exemplo, se as esferas forem colocadas em formato de círculo, com espaçamento igual, teremos um espetáculo de pequenas explosões igualmente espaçadas em formato de círculo. Já as esferas no formato de cilindro fazem uma curva para baixo, como se fossem folhas de uma palmeira.