Da Redação
Opção para quem quer ter fluência e se qualificar para o mercado

O intercâmbio é um ótimo artifício profissional para quem quer dominar um idioma, conhecer outra cultura e se qualificar para o mercado de trabalho. Muitos profissionais optam por se especializar em instituições estrangeiras. Outros, que ainda não possuem fluência, querem aperfeiçoar o aprendizado.
Unir o aprendizado com a qualificação é o objetivo de um curso “idioma-combo”, realizado em diversas cidades de países como Cuba, Chile, Nova Zelândia, Suíça, França, Espanha, Inglaterra, Austrália, Canadá e Estados Unidos. A modalidade ainda abrange áreas como negócios, medicina, enfermagem, esportes, turismo, finanças, comunicação, dança, arte e cultura, cinema, música, moda, teatro, desenho e gastronomia.
“Os cursos que abrangem o estudo do idioma e uma área de interesse são excelentes, porque o participante pode melhorar a proficiência na língua estrangeira e, ao mesmo tempo, aprender algo completamente diferente como medicina na Argentina ou teatro na Itália,” explica Patrícia Zocchio, superintendente da Experimento Intercâmbio Cultural.
Espanhol em cidades como Barcelona, Madri, Sevilha e Valência
O idioma pode ser combinado com a área de negócios, história, artes ou literatura, esportes e gastronomia. Um dos cursos possibilita estudar em 10 cidades diferentes aprendendo um pouco sobre cada lugar.
Cuba (Havana, Santiago de Cuba e Trinidad)
Há opção de cursos combinados de espanhol com dança e/ou música.
Chile (Santiago)
Os interessados podem cursar a língua espanhola junto com aulas de ski.
Argentina (Buenos Aires, Bariloche, Cordoba e Mendonza)
No país conhecido como “Europa na América Latina” é possível unir o estudo de espanhol com a área de negócios ou de medicina, ou aulas de cultura e ski.
Inglês na Inglaterra

Inglês nos Estados Unidos
No Havaí, Los Angeles, San Diego, San Francisco, Boston, Manhattan há uma gama de opções que vão do surfe e golfe às aulas de produção de teatro e cinema, passando pelas áreas de negócios e de medicina.
Austrália (Brisbane, Cairns, Sydney)
Interessados em melhorar a fluência no inglês podem optar por cursos nas áreas degerência de negócios, marketing, eventos, turismo, desenho gráfico e TI. Também há opções com cursos de mergulho e surfe.
Nova Zelândia (Auckland e Christchurch)
Hás diferentes áreas para combinar como cursos de enfermagem, negócios, exclusivo para professores, e inglês para pilotos.
Canadá (Toronto, Calgary, Montreal, Vancouver, Whistler)
Há cursos combinados para área de negócios e executivos, comunicação, além de certificados para instrutores de ski e snowboard.
Francês em Paris ou Lausanne
Para os interessados em aprofundar os conhecimentos na língua francesa, há opção de estudar a área de negócios em Paris, na França, ou em Lausanne, na Suíça.
Italiano em Florença, Milão e Roma
A Itália, por ser um conhecido centro cultural e de artes, tem muitas alternativas como o estudo do italiano aliado à moda, desenho, teatro, música, filmagem, e o Descubra Roma, sobre a história da cidade.