Da Redação
A Bíblia fala que a dádiva de desfrustar e se alegrar com o seu trabalho vem da mão de Deus

Alguns profissionais acostumados a uma vida agitada estão percebendo os benefícios da adoção de um estilo de vida mais flexível, que tem levado muitos deles a repensarem suas práticas de trabalho dentro das empresas.
Uma pesquisa encomendada pela consultoria profissional Regus constatou que os trabalhadores brasileiros estão conseguindo encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
De acordo com o levantamento, mesmo com um aumento na carga de trabalho, as pessoas estão gostando mais de suas funções e a maioria acredita ter tempo suficiente para cuidar de assuntos pessoais.
O estudo analisou os indicadores de satisfação profissional e a opinião dos entrevistados sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com base em informações do cotidiano – como a jornada de trabalho e o tempo gasto no trajeto de casa até a empresa.
Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa global com cerca de 16 mil profissionais em mais de 80 países, e demonstraram um aumento de 42% no equilíbrio entre vida pessoal e profissional do brasileiro, entre 2010 e 2012.
"Os resultados confirmam uma mudança de mentalidade com relação ao modelo tradicional de trabalho, cujo melhor exemplo é a alteração na CLT que decreta que a troca de e-mails após o expediente deve ser considerada como hora extra”, afirma Guilherme Ribeiro, diretor geral da Regus no Brasil.
Segundo ele, após a queda do mercado nos anos anteriores a 2010 e a consequente desaceleração da economia mundial, não é surpresa que os profissionais demonstrem mais alegria neste momento.
“Um exemplo disso é que a preocupação com a estabilidade no trabalho diminuiu em alguns setores. Além disso, o Índice de Confiança Comercial da Regus confirma que os gestores das empresas no Brasil estão entre os mais otimistas com o cenário econômico atual”, acrescenta Ribeiro.
Os principais resultados da pesquisa no Brasil mostram que:
– Mais da metade dos profissionais gosta do seu trabalho (81%) e está satisfeita com a quantidade de tempo disponível para ficar em casa ou para cuidar de assuntos pessoais (51 %);
– A grande maioria dos profissionais (83%) disse ter tido um aumento nas conquistas profissionais em comparação a 2010, confirmando a ligação entre equilíbrio e produtividade;
– Mais da metade (59%) dos entrevistados afirma que as empresas demonstraram esforço para diminuir o tempo em que o funcionário leva de sua casa ao trabalho, confirmando o estresse causado neste trajeto na ida e na volta.
Dávida de Deus
A Bíblia Sagrada, no livro de Eclesiastes, chama a atenção para esse equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do ser humano, ao afirmar que a dádiva de desfrutar dos benefícios do próprio trabalho vem da mão de Deus.
"Não há coisa melhor para o homem que comer e beber, e que sua alma se alegre em seu trabalho; isso vem da mão de Deus", (Ecl 2-24).