Desmaio e mal-estar sempre acontecem
Por Tany Souza
tany.souza@arcauniversal.com
Ter um mal súbito, desmaiar. Isso pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Mas o que fazer se alguém passar mal? O que é mais indicado? O que não se deve fazer e o que pode salvar uma vida?
O médico do trabalho Leonard Verea dá algumas dicas de como proceder em alguns casos específicos:
- Ferimento: se for um acidente na estrada, a primeira coisa a fazer é se proteger, porque vemos situações na estrada de pessoas que param para socorrer os outros e morrem. Segundo: tem que chamar o resgate e, enquanto não chega, conversar com a pessoa para mantê-la acordada. Depois, manter os curiosos afastados. Se há pessoa ferida dentro do carro, é indicado não fazer nada, para não correr o risco de prejudicar ainda mais a vítima.
- Ferimento com sangue: colocar um pano ou algo em cima do local ferido para estancar a saída de sangue. Não tirar para colocar um novo, sempre colocar mais em cima.
- Desmaio: tirar os curiosos de perto e depois levantar as pernas da pessoa, para que o sangue vá para o cérebro. Em 90% dos casos recupera-se o sentido somente com essa atitude.
- Desmaio e vômito: além de levantar as pernas, deve-se colocar a pessoa na posição de segurança, que é de lado, para que ela não sufoque com o próprio vômito.
- Convulsão: quem pode se aproximar é uma pessoa treinada. Quanto menos se faz, é melhor. A única coisa indicada é tentar afastar a pessoa de algo com que ela possa se machucar ainda mais, mas não imobilizá-la. Tem que deixar concluir a convulsão.
Verea enfatiza que, em qualquer caso de primeiros socorros, há sim algo que deve sempre ser colocado em prática: “Tem que manter a calma e usar o bom senso.”
Ele destaca também que esses são métodos simples, mas que o correto é que todas as pessoas tivessem um curso de primeiros socorros. “Há muitos e em vários lugares, que estão à disposição de qualquer pessoa.”