Mas será que as escolas estão preparadas para isso?
Por Débora Ferreira
debora.ferreira@arcauniversal.com

Mais de 30 mil escolas em todo o Brasil vão ter aula em tempo integral ainda este ano. Segundo a presidente Dilma Rousseff, o Programa Mais Educação, que oferece atividades em tempo integral aos estudantes do 1º ao 9º ano, deve beneficiar cerca 5 milhões de estudantes em todo o País, inclusive os alunos inscritos em escolas rurais.
“O Programa Mais Educação é responsável por uma grande transformação que estamos fazendo em 15 mil escolas do ensino fundamental de todo o País. Hoje, 2,8 milhões de alunos já ficam na escola o dia todo. Eles participam de atividades orientadas, que vão desde o acompanhamento das tarefas escolares até a prática de esportes, aulas de arte e informática”, comenta Dilma.

Novas inscrições
O Ministério da Educação está com inscrições abertas até o próximo dia 30 de março para novas adesões das prefeituras ao Mais Educação. Têm prioridade escolas onde estudam beneficiários do programa Bolsa Família e também as que tiveram baixa avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
As escolas estão preparadas?
“Instituições de ensino sem estrutura acabam transformando o projeto ideal em algo sacrificante para as crianças. Elas ficam em uma escola o tempo inteiro sem sequer poder optar pelas atividades que desejam executar, e isso acaba deixando-as mais agitadas e, obviamente, cansadas. A escola tem que ter estrutura pedagógica e física, com espaços diversificados”, desabafa a professora de oficina artística Juliana (*), do ABC Paulista.
Segundo ela, se não houver salas diversificadas, tempo para brincadeiras (afinal são crianças), pátio, atividades esportivas, não funciona a permanência do aluno em tempo integral. “Escola alfabetiza e forma alunos, a família educa, transmite valores e forma a pessoa. Não dá para deixar os pais de fora”, finaliza a professora.
(*) O nome é fictício, pois a professora prefere não ter sua identidade revelada