Equipamento faz 20 trilhões de cálculos por segundo e é considerado um dos cinco mais rápidos do País
Da Redação
redacao@arcauniversal.com

Já está em funcionamento na Universidade de São Paulo (USP) um supercomputador considerado um dos cinco mais rápidos do País. O equipamento, comprado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), conta com 2.304 mil processadores.
A máquina consegue fazer 20 trilhões de cálculos por segundo e é cerca de 100 vezes mais rápida que o computador mais potente da universidade. Ela será usada pelos pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e do Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul – entidade parceira do projeto.
“Esse computador nos coloca entre os institutos líderes do mundo para fazer computação de alta performance”, ressalta a professora de Astronomia Elisabete Dal Pino.
O primeiro teste de cálculo feito com o equipamento demonstrou o potencial da nova máquina. O procedimento que levava uma hora e meia com o computador antigo, usando apenas metade da capacidade do novo superprocessador, levou apenas um minuto e 57 segundos.
"Você pode modelar uma galáxia e a morte ou nascimento de uma estrela. E pode comparar esses modelos com o que você consegue obter a partir de observações a partir de telescópios”, afirma Elisabete.
Entre as 100 melhores do mundo
Um ranking divulgado no último dia 15 pela Times Higher Education, de Londres, coloca a USP entre as cem melhores instituições de ensino superior do mundo. A análise leva em consideração a reputação da universidade entre os 17,5 mil acadêmicos consultados em 137 países.
A universidade de São Paulo é a única instituição de ensino brasileira a aparecer no ranking, na faixa entre 61ª a e 70ª colocada. No ano passado, nenhuma aparecia entre as cem melhores da lista.