apoio

apoio

Banner2

[4] [FEATURED] [one] [Destaque]
[4] [FEATURED] [one] [kk]

Labels

Movie Category 1

Subscribe Us

Template Information

Apoio

Apoio

apoio

apoio

Test Footer 2

apoio

apoio

apoio

apoio

apoio

apoio

IMPERIO SKATE SHOP

Movie Category 2

Movie Category 3

MAIS PNEUS

Pages

BONNÍ BARBERIA

Paulo Henrique Ribeiro - Todos os direitos reservados. Imagens de tema por AndrzejStajer. Tecnologia do Blogger.

All Movies Collection

NARINA

Movies of The Week

Join This Site On Google Friend

Blog Archive

Movie Category 5

Movie Category 4

Cartilha Pedofilia

MAIS PNEUS

ELEMENT

Revista Tribo

Acesse nosso Facebook

PAULO HENRIQUE OFICIAL

SOLUMEDI -PIRACICABA

SEPTYNI

[6] [FEATURED] [slider-top-big] []
You are here: Home / Porteiros recebem treinamento para auxiliar terceira idade

Porteiros recebem treinamento para auxiliar terceira idade

| No comment





 

Pesquisas identificaram a necessidade de investir na capacitação da mão-de-obra que atua em condomínios

Da Redação / Foto: Marcos Pinto
redacao@arcauniversal.com

Segundo o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira está envelhecendo. Projeta-se que, em 2050, pessoas a partir dos 60 anos correspondam a 64 milhões de habitantes no País.
Observando a nova estrutura etária da população, a iniciativa privada idealizou o "Porteiros Amigos dosIdosos", um programa de capacitação de porteiros que lidam diariamente com moradores de 60 anos ou mais, para oferecerem soluções e cuidados adequados às necessidades especiais desse público.
"O objetivo é fazer com que os profissionais se tornem ainda mais amigos e que possam entender o processo de envelhecimento em todos seus aspectos. E aquele que está preparado para lidar com o idoso, está preparado para lidar com qualquer público", destaca Rosana Gonçalves de Rosa, gerente da empresa idealizadora do projeto.
Concentração de idosos

Foram realizadas pesquisas em bairros com alta concentração de população com 60 anos de idade ou mais em São Paulo e no Rio de Janeiro, e ficou identificada a necessidade de investir na capacitação da mão-de-obra que atua em condomínios. Os porteiros recebem diploma ao final do programa e os prédios nos quais esses profissionais trabalham, com os resultados positivos comprovados pelos próprios idosos, ganham uma certificação de qualidade.O bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, estreou o programa por ser a região com maior concentração de pessoas com mais de 60 anos no Brasil: um a cada três moradores estão nessa faixa etária. Neste mês de março, o programa chega à capital de São Paulo, no bairro de Higienópolis, também conhecida pela sua alta concentração de idosos.
Como funciona o curso
Com 12 horas de aulas divididas em 4 dias, sempre procurando atender aos horários desses profissionais, o curso contempla situações comuns para quem convive com pessoas acima de 60 anos. Além de noções básicas de primeiros socorros e de segurança, os porteiros aprendem também a se colocar no lugar dos idosos.
A oficina promove uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nos pés, entre outros artifícios, para que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos. As aulas são ministradas em parceria com o Senac Rio e São Paulo.
"Eu ajudo a cuidar da minha avó idosa, então, já tinha um cuidado, uma atenção e um respeito ao idoso, coisa que não existe muito na nossa cultura. Mas o curso nos enriqueceu com alguns detalhes que vou colocar em prática no dia a dia", diz José Ribamar Rodrigues dos Santos, porteiro no bairro do Leme, Rio de Janeiro.
O programa
O programa “Porteiro Amigo do Idoso” foi desenvolvido sob a orientação de Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York e ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS).