A risada quase incontrolável é um natural mecanismo de defesa do organismo
Por Michele Roza
michele.roza@arcauniversal.com

Você já deve ter se perguntado por que sente cócegas, por que ri muito quando as sente e por que não consegue fazer em si mesmo. Para cada uma dessas questões há uma explicação científica.
As cócegas são sinais de alerta e respostas imediatas para situações de perigo ou de pânico. Por exemplo, quando algum inseto encosta a nossa pele, são as cócegas que nos fazem percebê-lo e expulsar o bicho.
Cada indivíduo tem uma região mais sensível a sentir cócegas, geralmente na axila, planta dos pés, abdômen, nuca, orelha e até mesmo na região das costelas.A sensação de pânico é tão verdadeira que mesmo quando você não é pego de surpresa, e sabe que alguém vai lhe fazer cócegas, o medo e a aflição fazem com que você ria. A risada, que chega a ser incontrolável, é um reflexo natural, um mecanismo de defesa do organismo.
Por que não se consegue fazer cócegas em si mesmo?
Nosso cérebro sabe o que sentir quando nos movemos ou realizamos uma atividade. Somos nós que, conscientemente, não nos damos conta de muitas dessas sensações. Se demonstrarmos a intenção de fazer cócegas em nós mesmos, o cérebro percebe antes e se prepara para anular o pânico que nos atinge no momento, evitando a cócega e o riso.